Sistema de Compostagem: tão simples e tão complexo.

O sistema de compostagem ou composteiras são muito citadas no mundo da sustentabilidade, isso pelo fato de se apresenta como solução mais nobre de destinação do resíduo orgânico, de certa forma é a reciclagem desse resíduo.

No Brasil segundo a Abrelpe mais de 50% de todo o resíduo coletado no país classifica-se como orgânico, muito desse resíduo acaba tendo uma destinação inadequada, desviando parte dessa quantidade do aterro representaria um grande alívio. A compostagem é o destino ideal para o resíduo orgânico.

O processo de compostagem ocorre através da degradação da matéria realizada pelos microrganismos, como resultado desta “quebra” da matéria orgânica temos o húmus, rico em nutrientes que serve como adubo para hortas e jardins.

Existem dois tipos de compostagem: a seca e a vermicomposteira. A primeira divide-se em outras formas de compostar, mas a mais utilizada é a compostagem no chão. Nela, é feita uma pilha de resíduos orgânicos e matéria seca, com as proporções de uma parte orgânica para duas partes de matéria seca, ou seja, o resíduo é aterrado com palhas, folhas e solo.

Na vermicomposteira em sua grande maioria são formadas por três ou mais caixas de plástico empilhadas, sendo que as duas de cima são caixas digestoras, e a última caixa é coletora do chorume e tem uma torneira para sua retirada. Além de tampa e adesivos, há, aproximadamente, 250 minhocas californianas vermelhas e substratos no minhocário, para acelerar o processo.

Alguns alimentos não podem ser colocados em composteiras como: lacticínios, carnes, fezes de cães e gatos, derivados de trigo, alimentos assados, arroz, frutas cítricas, alho e cebola, gorduras e papéis.

01. Tipos de composteiras

compostagem traz muitas vantagens para o meio ambiente e para a saúde pública, seja aplicada no ambiente urbano (domésticos ou industriais) ou rural. A maior vantagem que pode ser citada da compostagem é que, no processo de decomposição, ocorre somente a formação de dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2), água (H2O) e biomassa (húmus).

Repense seus hábitos e reaproveite também os orgânicos de sua casa ou empresa, dê um destino digno a esses resíduos.

Compartilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Configura as

Últimas postagens

Dia Internacional da Reciclagem

Dia 17 de maio, é o Dia Internacional da Reciclagem. Diariamente geramos muitos resíduos que podem ser reciclados. Dentre eles, podemos citar as caixinhas de

© 2021 Instituto Bioplanet | Todos os direitos reservados.