O projeto Maternidade Solidária surgiu no município de Santa Rosa no ano de 2018 com o objetivo de fornecer suporte as recentes mães e bebês da maternidade do Hospital Vida e Saúde (HVS), que encontram-se em estado de vulnerabilidade social, o projeto então, disponibiliza kits contendo: roupas, fraldas e produtos de higiene para um período de 30 dias.
Até o momento mais de 300 mamães e bebês foram beneficiados com o projeto, o recurso para adquirir esses materiais é oriundo basicamente de campanhas sociais, doações e rifas. A demanda muitas vezes é tão alta que os próprios voluntários do projeto – enfermeiros, técnicos e médicos do HVS – mobilizam-se para supri-la.
Em maio desse ano (2021), o Instituto Biplanet energia para o mundo, foi parceiro do projeto Maternidade Solidária, isso foi possível graças ao Drive Thru realizado pelo instituto. Neste evento que teve duração de 1,5 dias foram arrecadados 6.000 quilos de material reciclado: metal, plástico, papel, vidro, eletrônico e óleo de cozinha.
Com a conversão desses materiais pode-se arrecadar R$ 656,00 repassados a maternidade que utilizou como complementação na compra de 35 mochilas para mamães e bebês.
O Instituto acredita numa sociedade mais digna, justa e sustentável, essa ação nos mostrou que responsabilizando-se pelo nosso resíduo é possível alcançar esses pilares, pois demonstramos que reciclando geramos um ambiente mais saudável, promovemos a educação e geramos renda, que é revertida para a comunidade local.
Neste dia das crianças (12) inauguraremos a nossa terceira estação permanente no Bairro Cruzeiro e em forma de presenteá-las, iremos doar o valor arrecadado desses resíduos para a Escolinha Superação e Maternidade Solidária.
Somos todos responsáveis lembre-se disso sempre que consumir e destinar seu resíduo.
Taciéli dos Santos – Educadora Ambiental Bioplanet.