Feira Lixo Zero, o que significa?

Desde as primeiras postagens realçamos a importância da reciclagem assim como enfatizamos sobre os conceitos de “resíduos” e “lixo”. Tendo em mente a clareza desses dois termos é possível obter a dimensão e o abismo da situação atual da sociedade que estamos inseridos (as).

No Brasil, cerca de 4% de todo material produzido tem como destino final a reciclagem, o restante consolida-se como “lixo” e acaba sendo aterrado, o motivo desses índices é evidente: separação incorreta. A mistura de seco + orgânico acarreta na invalidez do potencial reciclável, ou seja, o que era resíduo vira lixo.

Várias ações já foram promovidas pelo Instituto BioPlanet, no ano de 2022 a grande novidade é a Fenasoja Lixo Zero by BioPlanet, pouco se sabe sobre, para isso explicaremos a conceituação e a prática que esse rótulo carrega.

Intitular-se como Feira ou evento lixo zero, requer uma atenção redobrada aos materiais de sobra: antes, durante e depois desse acontecimento, pois esse rótulo é apenas aplicado quando 90% de todo material gerado é destinado de forma correta.

Na prática, o Instituto irá destinar de forma nobre materiais como: plástico, vidro, metal, papel, alumínio, óleo de cozinha e orgânicos, da feira. O que almeja-se é que apenas o lixo do banheiro seja aterrado.

Expositores e visitantes serão orientados a realizar a parte mais importante do processo de reciclagem: SEPARAÇÃO. Haverá lixeiras identificadas, fiscalização e monitoramento no parque.

A ideia é reaproveitar materiais, recusar mercadorias, reduzir resíduos e reciclar ao máximo tudo aquilo que consumiremos, repensando na ideia ultrapassada de aterro.

Atente-se ao consumo consciente, a natureza é um presente não um recurso natural, ela é finita.

#issonãoelixo #somostodosresponsaveis #inspirese

Compartilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Configura as

Últimas postagens

Dia Internacional da Reciclagem

Dia 17 de maio, é o Dia Internacional da Reciclagem. Diariamente geramos muitos resíduos que podem ser reciclados. Dentre eles, podemos citar as caixinhas de

© 2021 Instituto Bioplanet | Todos os direitos reservados.