Sabemos que uma boa música é nossa aliada em todos os momentos seja de lazer, profissionais, tristes ou de grandes conquistas, ela nos soa como uma companheira ímpar que comporta-se perfeitamente a situação em questão.
Concomitantemente temos a sustentabilidade, ela é um valor que estabelece uma relação de interação com o meio, é um valor relacionado ao desenvolvimento sustentável.
Em outros termos, é formada por um conjunto de ideias, estratégias e demais atitudes que sejam: ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversa.
Ambas, seja a música ou a sustentabilidade, tem e transmitem um propósito, pensando nisso juntamos as temáticas utilizando: MÚSICA COMO CATALISADOR DA SUSTENTABILIDADE.
No mundo inteiro, tem muito artista usando sua música, para falar sobre vários problemas atuais entre eles a importância para com o meio ambiente. Por diversas vezes os assuntos se mesclam e caem no mesmo som. Então, apresentaremos alguns desses artistas e suas canções.
1.Gilberto Gil
Lançou a música “Refloresta”, como parte de uma ação que promove a recuperação de áreas degradadas da Mata Atlântica em parceria com o Instituto Terra. Na música, Gilberto Gil afirma que “manter em pé o que resta não basta. O jeito é convencer quem devasta a respeitar a floresta”.
Um estudo publicado na revista Nature Communications revelou que mais de 80% dos fragmentos florestais remanescentes da Mata Atlântica foram impactados direta ou indiretamente pela ação humana.
No TikTok, o cantor promove o desafio #ReflorestaComGil, em que cada vídeo feito será uma árvore plantada no Instituto Terra.
2. Natiruts
Desde muito tempo a banda de reggae traz mensagens muito boas. “Liberdade pra dentro da cabeça” é um clássico e entra na nossa lista por um trecho simples. Nem sempre ligamos pequenos prazeres como estar na praia, sentir o cheiro do mato e respirar melhor, tomar um banho de mar, ao comportamento sustentável.
“Estar com você Na virada do sol
É compreender que o que há de melhor
Tá na vida, na transformação da natureza que me traz a noção
Na verdade eu não vou chorar
Hoje sei ser, o que a terra veio me ensinar
Sobre as coisas que vêm do coração
Pra que eu possa trazer para mim e pra você”
3.Emicida
Famoso por valorizar a cultura negra, criticar as diferença entres as classes, entre outras críticas sociais, ele aparece para nós por conta da música “Passarinhos”, gravada com a cantora Vanessa da Mata.
“No pé que as coisas vão, jão
Doidera, daqui a pouco, resta madeira nem pro caixão
Era neblina, hoje é poluição
Asfalto quente queima os pés no chão
Carros em profusão, confusão
Água em escassez, bem na nossa vez
Assim não resta nem as barata Injustos fazem leis e o que resta pro ceis?
Escolher qual veneno te mata”
4. Miley Cyrus
Não é nacional, mas fugiu do seu som habitual e por isso não poderia ficar de fora. Com a música “1 Sun”, que aborda os recursos finitos do planeta.
Wake up, world/ Acorda, mundo
Can’t you see all the clouds are dying/ Você não pode ver todas as nuvens estão morrendo
And maybe one day there won’t be rainbows/E talvez um dia não haverá arco-íris
Grass won’t be green and the sky won’t be blue/ Grama não será verde e o céu não será azul
I don’t wanna see a cyclone/ Eu não quero ver um ciclone
There’s no sun, no moon, no me, no you/ Não há sol, nem lua, nem eu, nem você
5. Jack Johnson
Para encerrar nossa lista, o cantor norte-americano Jack Johnson é considerado um dos artistas mais engajados quando o assunto é sustentabilidade. Além de inserir práticas sustentáveis em seu dia a dia, Jack costuma levar tal engajamento até os palcos, dando bons exemplos até mesmo em suas músicas.
“The 3 R’s” é uma canção autoral na qual ele apresenta de forma bastante simples e lúdica a importância dos 3 R’s da sustentabilidade. Além de ter uma batida muito agradável, a música é uma boa dica para ensinar sustentabilidade às crianças!
Esperamos que tenham gostado e que possam sair cantando a sustentabilidade por aí! Caso tenha dicas comente o post 😉 .
Taciéli dos Santos – Educadora Ambiental/ Bioplanet