No ano de 1972 ocorreu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo – Suécia. Na ocasião, diversas diretrizes foram criadas a fim de proteger o meio ambiente e com o objetivo de sensibilizar pessoas a promover ações ambientais no mundo foi decidido que anualmente, no dia 05 de junho será comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Este ano, completam-se 50 anos da Conferência de Estocolmo e o tema é “Uma só Terra”. O tema faz questão de lembrar-nos que nossas ações refletem no bem estar do Planeta Terra, que é nosso lar (tão maltratado lar!). É chocante observar todo mal que fizemos a nossa própria espécie, pois sim, ao mesmo tempo em que devastamos, poluímos, contaminamos, destruímos e extinguimos estamos também prejudicando a nós mesmos.
Existem diversas ações que prejudicam o meio ambiente:
- Água: poluição e contaminação das águas, doces e salgadas, superficiais e subterrâneas. A contaminação das águas acontece quando produtos químicos e/ou biológicos são lançados nas águas sem tratamento adequado, como o esgoto doméstico ou industrial. A poluição e a contaminação das águas geram dificuldades para o tratamento da água e consequentemente a escassez de água potável e também a danos aos macro e microrganismos, como por exemplo, a morte de peixes. O desperdício de água também é responsável pela escassez de água potável.
- Ar: o lançamento de gases na atmosfera sem o devido controle causa a poluição do ar, que é responsável por diversas doenças respiratórias e fenômenos conhecidos como efeito estufa e chuva ácida.
- Solo: o despejo de produtos químicos no solo causa grandes impactos negativos como a morte de microrganismos essenciais e a contaminação de alimentos. A agricultura e pecuária também pode gerar impactos negativos para os solos, como por exemplo, a remoção da cobertura vegetal causa a erosão dos solos e a falta de rotação de cultura (monocultura) esgota os nutrientes do solo.
Os resíduos sólidos também podem causar impactos ambientais negativos se não destinados adequadamente. Para nenhum tipo de resíduo ou rejeito existe o termo “jogar fora”, eles podem sair da sua visualização, mas acabam parando em algum lugar. E este lugar pode ser em um rio, no solo em um lixão (proibido pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos) ou terreno baldio, poluindo e prejudicando o meio ambiente.
Mas qual é a forma correta de descartar seus resíduos? É simples: a forma correta é separando os materiais recicláveis dos não recicláveis, enviando para uma recicladora o resíduo reciclável, fazer a compostagem do orgânico ou destinando para um biodigestor e o rejeito, este infelizmente há pouca solução, a mais usual é destiná-lo para o aterro sanitário. Mas assim, você já garante maior vida útil dos aterros sanitários, ou seja, ele vai demorar mais tempo para “encher” e menor área para destinar seu resíduos será necessário. Além disso, ao enviar para a reciclagem os seus resíduos, você garante que menos matéria-prima será retirada do meio ambiente!
Atitudes para preservar o Meio Ambiente
Agora que você sabe as principais formas de prejudicar o meio ambiente pode mudar suas atitudes e ser uma pessoa que cuida do nosso Planeta! No item a seguir, temos algumas ações importantes:
– economizar água e energia;
– separar e destinar seus resíduos adequadamente;
– optar por transportes coletivos ou por deslocamento a pé, bicicletas ou veículos mais econômicos e menos poluentes;
– ter uma alimentação mais saudável e orgânica;
– comprar somente o necessário e que realmente será utilizado;
– denunciar irregularidades ambientais;
Enfim, hoje, dia 05 de junho, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente e nos faz lembrar que devemos respeitar e proteger o meio ambiente todos os dias. Então faça como a música do BioPlanet diz “Cuide o Planeta, ele está em suas mãos!”.