O Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio é comemorado no dia 16 de Setembro, como forma de conscientizar a população mundial de que há necessidade de reduzir urgentemente a emissão atmosféricas de poluentes que destroem a camada de ozônio e o quanto a camada de ozônio é importante.
Mas o que é a Camada de Ozônio?
A camada de ozônio é formada pelo gás ozônio (O3), que é um gás que compõem a nossa atmosfera, e se encontra concentrado principalmente na estratosfera (20 a 35 Km da superfície terrestre). A camada de ozônio é de extrema importância, pois ela é responsável por reduzir a passagem dos raios ultravioletas (UV) emitidos pelo sol.
Os raios UV são necessários para a síntese de vitamina D aos animais e para o processo de fotossíntese de plantas, mas em excesso gera efeitos nocivos, como queimaduras, manchas na pele, alterações imunológicas, problemas de visão, envelhecimento precoce e câncer de pele. Portanto, a camada de ozônio é fundamental para permitir que somente uma parte dos raios UV (10%) chegue até a superfície terrestre, mantendo o equilíbrio.
Entretanto, com o aumento da poluição atmosférica a camada de ozônio começou a ser prejudicada. Em 1977 já se observava um “buraco” na camada de ozônio na região da Antártida, que na verdade foi posteriormente verificado que toda a camada vinha sofrendo uma redução de sua espessura.
Como ocorre a formação do ozônio na estratosfera e como ele é destruído?
O processo normal de formação da camada de ozônio ocorre quando algum tipo de radiação ou energia elétrica atinge as moléculas de oxigênio (O2), separando os átomos. Como o oxigênio livre é muito reativo, ele acaba se ligando com outras moléculas próximas, principalmente com uma molécula de oxigênio.
O ozônio é destruído entra em contato com óxidos nítricos e nitrosos, gás carbônico e principalmente com aerossóis com clorofluorcarbonos (CFC). Portanto, o aumento da poluição atmosférica vem aumentando a destruição da camada de ozônio.
Isto porque, quando há poluentes clorados, a luz ultravioleta reage com a molécula liberando o átomo de cloro, que irá reagir com o ozônio, formando uma molécula de monóxido de cloro e gás oxigênio. Desta forma é reduzido à formação de ozônio e como o gás oxigênio não é capaz de filtrar a radiação UV, ocorre uma maior quantidade de raios UV atingem a superfície terrestre.
Como podemos proteger a camada de ozônio?
As principais formas de protegermos a camada de ozônio são:
– reduzir as emissões de aerossóis com clorofluorcarbonos, que estão presentes em muitos sprays (frascos com ar pressurizado), através de aquisição de sprays que indiquem que não possuem CFC;
– descartar geladeiras, freezers e ar-condicionado em locais especializados, pois muitos deles ainda utilizam, em seu sistema de refrigeração, gases que reagem com o ozônio, destruindo-o;
– ao adquirir uma nova geladeira, freezer ou ar-condicionado, optar por um que utilize gás ecologicamente correto.
Faça sua parte!
Referências
DE ARAUJO, L. B.M. Camada de Ozônio. Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/camada-ozonio.htm#:~:text=A%20forma%C3%A7%C3%A3o%20da%20camada%20de,se%20com%20outras%20mol%C3%A9culas%20pr%C3%B3ximas. Acesso em: setembro de 2022.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. “16 de setembro – Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/preservacao-camada-ozonio.htm. Acesso em: setembro de 2022.
COGIC. 16 DE SETEMBRO: DIA INTERNACIONAL DA PRESERVAÇÃO A CAMADA DE OZÔNIO. Coordenação-geral de Infraestrutura dos Campi da Fiocruz. 2021. Disponível em: https://www.cogic.fiocruz.br/2021/09/16-de-setembro-dia-internacional-da-preservacao-a-camada-de-ozonio/#:~:text=A%20Organiza%C3%A7%C3%A3o%20das%20Na%C3%A7%C3%B5es%20Unidas%20(ONU)%20instituiu%20a%20data%2016,destroem%20a%20camada%20de%20oz%C3%B4nio. Acesso em: setembro de 2022.
Por: Lize Elena Kaufmann Back – Eng. Ambiental e Sanitarista; Me. em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis
Educadora Ambiental – Instituto BioPlanet